Entenda o Dead Time e saiba como compensá-lo

Dead time é a velocidade de resposta ou, em uma tradução literal, o tempo morto de uma válvula injetora de combustível.


Bico injetor em corte | Imagem: Bosch Motorsport.

As válvulas injetoras de combustível, também chamadas de bicos injetores, são compostas por um sistema eletromecânico que faz a abertura do orifício através da agulha que se movimenta devido à excitação de um eletroimã. Na imagem ao lado é possível visualizar este sistema em um bico injetor representado em corte.

 

Quando a ECU comanda a abertura do bico injetor, ele leva um certo tempo para ter alguma ação (o que ocorre tanto com a sua abertura quanto o seu fechamento). Se estes tempos de resposta, abertura e fechamento fossem iguais, não haveria a necessidade de fazer nenhum tipo de compensação (a não ser adiantar o sinal para que a abertura e o fechamento ocorressem no momento desejado). Porém, tanto o tempo de resposta quanto o próprio processo são mais lentos na fase de abertura do bico do que em seu fechamento. Devido, principalmente, à pressão de combustível que opõe-se à abertura do bico e facilita o seu fechamento. Portanto, a diferença dos tempos de resposta para abertura e fechamento deve ser somada ao tempo desejado de injeção para que seja possível obter efetivamente o seu tempo.  


Em tempos de injeção pequenos, próximos ao dead time, o injetor fica um grande tempo de sua atuação abrindo e fechando e não completamente aberto. Logo, a vazão não é proporcional ao tempo de injetor atuado. Esta região de baixos tempos de injeção é chamada de zona não linear do injetor.

Quando alterada a tensão da bateria, o valor do dead time precisa ser compensado pois, com uma tensão maior, a resposta do injetor torna-se mais rápida. E caso seja alterada a pressão de combustivel, é necessário fazer uma compensação do dead time pois o mesmo tende a aumentar.



 

Uma curva característica de dead-time em função da tensão da bateria se apresenta similar ao seguinte gráfico:


 

Para auxiliar o usuário na configuração do dead time, a Pro Tune possui um banco de dados desenvolvido em laboratório, com medições feitas em uma série de injetores com diferentes tensões de alimentação, para que seja possível sempre utilizar o tempo de injeção corrigido. Caso determinado bico injetor não conste em nosso banco de dados, basta um simples contato com nosso suporte tecnico para que este seja ensaiado em laboratório e as informações para a configuração manual sejam fornecidas. Assim que uma atualização de firmware for disponibilizada, este novo bico injetor estará previamente incluso no nosso banco de dados, simplificando assim futuras instalações / utilizações.


Durante o funcionamento do motor, a tensão da bateria é monitorada constantemente para fazer compensações no dead time caso ocorram flutuações.