A importância da qualidade de mistura para a etapa de combustão

A qualidade de mistura é responsável por quanto da mistura vai ser queimada durante a etapa de combustão.


Uma primeira noção que devemos ter é que combustível liquido não queima. Para que haja a queima do combustível faz-se necessário que ele esteja misturado com o ar.


Na foto abaixo podemos ver que o combustível só queima onde está em contato com o ar, ou seja, na sua superfície onde ele está evaporando:



Outro problema que temos é que o combustível no estado gasoso (como vapor) ocupa mais espaço do que no estado líquido, como no caso de uma panela tampada cheia de água na qual a tampa fica querendo sair devido à pressão gerada pelo vapor de água, que ocupa mais espaço do que a própria em seu estado líquido.


Este espaço ocupado no duto e na câmara de combustão pelo combustivel vaporizado poderia ser ocupado por ar e uma fração maior de combustível líquido para proporcionar uma combustão com mais energia.


A mistura de melhor qualidade ocorre quando temos o combustível com o menor tamanho de gota possível (ainda no estado líquido) para que, quando dentro da camara de combustão, entre em contato com o calor residual da última combustão, vaporize e aumente a pressão, possibilitando assim a melhor queima possivel.


Um dos fatores que possibilita esta condição é um bom leque de injetores e um correto posicionamento destes nos dutos de admissão de acordo com o seu tipo de leque.



Outra situação que tenta-se evitar é a existência de poças de combustível dentro dos dutos de admissão. Formadas por fatores como o ângulo do bico injetor com relação ao duto de admissão, a distância até a parede interna do duto e o perfil do leque, entre outros.


Em uma injeção sequencial ainda pode ser compensada a fase de injeção para que todo o combustível injetado seja carregado pelo ar que é admitido pelo motor, evitando que o mesmo permaneça no duto de admissão formando poças ou vaporizando. O que evita a ocupação de espaço dentro do duto e coletor de admissão.